IMIGRAÇÃO ALEMÃ AO BRASIL - II
Egídio
Weissheimer, contador e pesquisador
1.
Razões políticas, econômicas e sociais
que
determinaram a vinda de
soldados e colonos ao Brasil.
2. As dificuldades enfrentadas pelos imigrantes.
3. Regiões colonizadas e principais cidades fundadas pelos imigrantes alemães no RS.
2. As dificuldades enfrentadas pelos imigrantes.
3. Regiões colonizadas e principais cidades fundadas pelos imigrantes alemães no RS.
1. RAZÕES POLITICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE
DETERMINARAM A VINDA DE SOLDADOS E COLONOS AO BRASIL.
Para entendermos o processo imigratório de alemães para o
Brasil é necessário analisar as condições sócio-econômicas reinantes na
Alemanha e no Brasil.
Não só a Alemanha, mas toda a Europa respirava aliviada
com o fim do flagelo napoleônico. Embora a guerra tivesse terminada em 1815 com
a derrota de Napoleão na batalha de Waterloo, isto no entanto em nada mudou as
péssimas condições que a Alemanha passava tanto nas cidades como no campo.
No campo reinava o minifúndio. Sucessivas divisões
hereditárias haviam tornado as propriedades em frações de terras muito
reduzidas. Pela contínua exploração as terras tornaram-se pouco produtivas.
Subsistia ainda a estrutura de trabalho baseada no regime feudal. Mas de nada
resolvia o abandono do campo pelos camponeses pois estes não encontravam
emprego nas cidades. A indústria manufatureira havia criado novas profissões,
para as quais os camponeses não tinham habilitação, pois eram na maioria ex
servos desqualificados.
Nas cidades a situação não era diferente. A Revolução
Industrial iniciada na Inglaterra no século XVIII provocou profundas alterações
na estrutura sócio econômica. A industrialização trouxe efeitos negativos aos
artesãos. Até o advento da máquina, alfaiates, tecelões, ferreiros,
carpinteiros, e outros profissionais tinham seu trabalho valorizado. No momento
em que uma única máquina passou a produzir o que várias dezenas de pessoas
faziam, a competição levou-os à ruína. A máquina produzia mais e melhor.
Passaram assim à condição de simples operários, obrigados a trabalhar muitas
horas por dia por salário aviltante.
A vacinação em massa da população determinada por
Napoleão acelerou o crescimento populacional. Não havia empregos para ocupar
tanta gente. O mercado de trabalho não se ampliava na mesma proporção do
crescimento populacional.
Para
os agricultores e artesãos restava apenas uma saída: a emigração.
A carreira militar durante séculos foi uma saída para
empregar os filhos que não encontravam emprego no campo nem na cidade. O
serviço militar no entanto era obrigatório. Sua duração era determinada em
função da situação política reinante. Em períodos de guerra o serviço militar
estendia-se até a assinatura da paz. Isto gerava descontentamento. Para fugir
do serviço militar a única saída era a deserção para reinos ou ducados
próximos. Os que cometiam tal transgressão eram expatriados. Para eles restava
também uma única saída: a emigração.
Outro fator de descontentamento foi o que podemos chamar
de "a sanção da igreja". O clero francês até a revolução de 1789
compunha o chamado "Primeiro Estado". Estava assim acima da própria
Nobreza que ocupava o "Segundo Estado". Os membros do alto clero, que
saiam das hostes aristocratas, possuíam privilégios como receber altas pensões
do tesouro, isenção de impostos, etc.
Enquanto isso o sacerdote que ministrava os sacramentos
nas aldeias, que lidava com os pobres e oprimidos, para sobreviver era obrigado
a cobrar pelos serviços prestados. Na Alemanha um casamento não saía por menos
de R$ 130,00. Para a realização das núpcias o pagamento era efetuado
antecipadamente. Se o casal não possuísse tal quantia, ocorria em muitos casos
o concubinato o que era extremamente condenado pela sociedade. Os concubinos
discriminados não encontravam emprego. Se possuíssem algum comércio, os
fregueses desapareciam. Para estes também restava uma única saída: a emigração.
Foram estes os fatores que determinaram a emigração de
alemães para o Brasil.
E o que acontecia no Brasil. No dia 7 de Setembro de
1822, às margens do riacho Ipiranga em São Paulo, D. Pedro I havia proclamado a
Independência do país. Em 1808 a Família Real Portuguesa havia fugido para o
Brasil, a bordo de 14 navios ingleses, para escapar da invasão das tropas
napoleônicas. Com a derrota de Napoleão em 18.6.1815, na Batalha de Waterloo,
nada mais impedia o regresso de D. João VI a Portugal, o que se deu em 24.4.1821.
Com o retorno da família real, entenderam as autoridades portuguesas que o
Brasil deveria retornar à condição de simples colônia, fato que deixara de ser
desde que fora incorporado ao Reino Unido de Portugal e Algarve. O então
príncipe D. Pedro deveria retornar imediatamente à Portugal para aprimorar a
sua educação, pois era o sucessor natural do seu pai no trono de Portugal.
A proclamação da independência encontrou oposição não só
em Portugal como dentro do nosso próprio país. As autoridades provinciais eram
portuguesas e mantinham-se fieis à Coroa Portuguesa. As tropas portuguesas aqui
aquarteladas tiveram que ser expulsas em 1823. Novo exército teve que ser
formado para garantir militarmente a nossa independência, pois em Lisboa
grandes aparatos de forças militares estavam sendo preparados para invadir o
Brasil. Mas não havia soldados suficientemente preparados no país. Para ocupar
as cerca de 4.000 vagas abertas nos Batalhões de Estrangeiros, apenas 200
soldados rasos haviam se apresentado. Era necessário, portanto, trazê-los do
exterior.
Além de soldados necessitava o país também de colonos que
viessem a instalar no Sul, onde a questão militar quanto à soberania sobre a
Província Cisplatina havia gerado diversos conflitos com a Argentina. Por recomendação
da Imperatriz D. Leopoldina, arquiduquesa da Áustria, filha de Imperador
Francisco I, com quem D. Pedro se casara em 13.5.1817, decidiu-se trazer não só
soldados, mas também colonos da Alemanha. Lá havia milhares de soldados
desempregados desde o fim das guerras contra a França.
A difícil missão de angariar colonos e contratar soldados
alemães para os Batalhões de Estrangeiros do Brasil, coube ao Major Johann
Anton von Schaeffer, que havia chegado ao Brasil em 1814 e conseguido granjear
a amizade de D. Leopoldina, pelo interesse de ambos nas ciências naturais.
De posse de uma procuração que o nomeava de "Agente
de afazeres políticos do Brasil", Schaeffer encontrou inicialmente grandes
dificuldades em contratar soldados na Alemanha. A exportação de soldados era
proibida, desde o Congresso de Viena em 1815, pois as grandes potências
europeias (Prússia, Inglaterra, Áustria e Rússia) não permitiriam o surgimento
de um outro "Napoleão" no mundo, e, D. Pedro I, com a independência
do Brasil foi considerado um usurpador do poder, um rebelde que traíra o pai.
Enquanto que em alguns Estados alemães havia a proibição,
em outros existia o direito dos cidadãos à emigração, principalmente nos
Estados da atual Renânia onde, pela proximidade com a França, a destruição
provocada pela guerra havia sido maior e onde mais se fizeram sentir os efeitos
do fim do feudalismo. Cerca de 50% dos imigrantes são provenientes desta
região, mas precisamente do "Hunsrück" quadrilátero compreendido
entre os rios Reno, Mosela, Nahe e Saar. Os camponeses que agora podiam
abandonar o campo, não encontravam trabalho nas cidades também já repletas de
artesãos desempregados, pois as indústrias estavam trocando a mão de obra
humana pelas máquinas que produziam mais e melhor.
Os minifúndios criados pelo direito hereditário, aliado
às terras exauridas por sua contínua exploração foram, como já vimos, fatores
que determinaram a expulsão dos camponeses que, por não encontrarem ocupação
nas cidades, tinham na emigração a única saída.
Com a oferta pelo Governo brasileiro de terras (cerca de
150 Morgen = 77 hectares), além de ferramentas, gado, sementes, auxílio
financeiro nos 2 primeiros anos e isenção de impostos nos primeiros 10 anos, a
missão de Schaeffer foi grandemente facilitada.
Para não chamar a atenção das autoridades Schaeffer
embarcava soldados disfarçados e imiscuídos entre famílias de colonos. Para
angariar os emigrantes Schaeffer havia nomeado diversos subagentes na Alemanha
que se encarregavam da documentação e do transporte dos colonos das suas
localidades até o porto de embarque, que no início foi o de Hamburgo enquanto
Schaeffer se ocupava na contratação das embarcações, veleiros (galeras) de 3
mastros. Da Renânia até Hamburgo viagem, feita em diligências puxadas à tração
animal, demorava cerca de 4 semanas. Em Hamburgo eram os emigrantes submetidos
a quarentena e ao exame da documentação, entre eles o "certificado de
cidadania brasileira", com renuncia expressa da cidadania alemã, fornecido
por Schaeffer. Não queriam as autoridades alemães que emigrantes arrependidos
voltassem para sua terra natal.
O embarque dava-se quando o navio estava pronto, ou seja,
devidamente adequado para o transporte de pessoas. Os veleiros construídos para
o transporte de mercadorias recebiam beliches instalados na entrecoberta da
embarcação para acomodar os passageiros. O início da viagem significava a
despedida definitiva da família e dos amigos, mas significava também o abandono
da uma pátria com instabilidade institucional, democracia precária, explosão
demográfica, recessão econômica, terras exauridas e improdutivas, e que para os
emigrantes significava a fuga do desemprego, da fome, da insegurança, da falta
de perspectivas e do desespero.
2.
DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS IMIGRANTES.
O início da viagem também significava o princípio de uma
aventura: a viagem pelo Atlântico, que dependendo das condições a viagem pelo
Atlântico levava de 90 a 120 dias. Os suíços que haviam chegado ao Brasil em
1819, oriundos de Freiburg e que aqui se instalaram em Nova Friburgo, tiveram
uma viagem desastrosa. Por falta de organização aguardaram por 2 meses o
embarque no porto da Holanda. Mal instalados ali mesmo enterraram 43
emigrantes. Os 2.018 montanheses arrebanhados por campos e aldeias atravessaram
o Atlântico espremidos em 7 barcos. Um dos barcos, o Urânia, em que embarcaram
437 passageiros, devido a uma epidemia, marcou sua rota marítima com um rastro
de 107 corpos. Mais de 1 cadáver por dia. Um quarto dos passageiros lançados do
tombadilho. No Rio de Janeiro outra mortandade em decorrência de febres
tropicais. Ao todo, de uma Friburgo à outra, a velha na Suíça e a nova no Rio,
somaram-se 389 baixas. Dos 2.018 colonos que saíram chegaram apenas 1.631,
índice de mortandade parecido com o dos navios negreiros!
Com o ingresso de Major Schaeffer no processo imigratório
isto não haveria de acontecer. Homem extremamente diligente organizou com todo
o cuidado os embarques. Em cada uma das 27 expedições que organizou de 1824 a
1829 havia um "comandante do transporte" ou "chefe da
expedição", que zelavam pela disciplina, pela higiene bordo bem como dos
direitos e deveres dos passageiros. A alimentação não era descurada. Os
comandantes convidavam passageiros para os seus camarotes para comprovar que a
alimentação servida aos tripulantes era a mesma que era servida aos
passageiros. Em cada navio havia um médico cirurgião, farmacêutico e
enfermeiros para cuidar da saúde bem como da higiene para evitar a erupção de
epidemias à bordo. Evidentemente que ocorreram mortes nas viagens, mas estas
sempre foram decorrentes de causas diversas, e não devidos à má alimentação ou
falta de higiene da embarcação ou dos passageiros.
Embora mais seguras quanto à moléstias, as viagens não
deixavam de representar um grande temor para os passageiros. Vamos resumir
apenas o que aconteceu com 4 das 27 embarcações que chegaram ao Rio de Janeiro
de 1824 a 1829.
O lº veleiro, o Argus saiu de Hamburgo 27.7.1823 e desde
o início foi assolado por fortes tempestades que sopravam para o Oeste. Depois
de perder o mastro central atracou no porto holandês de Texel. Durante as
reformas cerca de 26 passageiros fugiram com medo de prosseguir a viagem. Em 10
de setembro reiniciou a viagem que não foi mais feliz que a primeira. Nova
tempestade os obrigou a arribar na Ilha de Wight, ainda na Holanda. Depois de
15 dias, inicia a terceira partida, mas um forte furacão obriga a embarcação a
atracar no Porto de Biscaia na Espanha e mais tarde nas costas da África, onde
após muitas delongas conseguiu fazer um ancoradouro seguro na Ilha de Tenerife,
de onde partiu no dia 8 de Novembro para chegar no dia 7 de Janeiro de 1824 ao
Rio de Janeiro, trazendo 284 pessoas, sendo 134 colonos e 150 soldados. Entre
os passageiros encontrava-se o pastor Friedrich Oswald Sauerbronn, o primeiro
pastor evangélico do Brasil que se radicou em Nova Friburgo cuja esposa faleceu
durante a viagem em virtude de um parto. No Argus também viajou Karl Niethammer
o primeiro boticário da Colônia Alemã de São Leopoldo.
Outro veleiro que passou por peripécias foi o Germania
que trouxe a 4º leva de imigrantes. Capitaneado por Hans Voss e tendo como
"comandante do transporte" o Ten. Ferdinand von Kiesewetter. Partiu
em 9.5.1824 de Hamburgo até o porto de Glückstadt, no Rio Elba, de onde zarpou
em 3.6.1824. Chegou ao Rio de Janeiro no dia 14.9.1824 trazendo 401 passageiros
sendo 277 soldados e 124 colonos. A bordo viajaram o pastor Johann Georg
Ehlers, Karl von Ende e Johann Daniel Hillebrand. Ehlers seria, o primeiro
pastor evangélico de São Leopoldo e que iniciou os registros eclesiásticos
ainda à bordo do Germania; Karl von Ende o primeiro médico e Hillebrand também
médico e depois o primeiro administrador da Colônia Alemã de São Leopoldo. A
viagem deste veleiro foi marcada por rebeliões e desordens. O navio além de 124
colonos trazia também 277 soldados, entre eles um pequeno contingente de ex
prisioneiros saídos das casas de reclusão de Hamburgo. Ainda atracado em
Glückstadt no Elba um recruta tentou incendiar a embarcação. Durante uma
tempestade houve rebelião a bordo. Efetuadas as investigações por uma Comissão
foram responsabilizados 8 passageiros, todos ex prisioneiros das prisões de
Hamburgo que foram julgados e fuzilados. O Pastor Ehlers e o médico Hillebrand
faziam parte da Comissão.
O veleiro Cäcilia também teve uma viagem sinistra. Depois
de passar por terrível tempestade em que perdeu todos os seus mastros, foi
abandonado pelo Capitão por considerar a embarcação perdida. Ficou vagando ao
"Deus dará" pelo Canal da Mancha até ser encontrado por um barco
inglês que o rebocou até o porto de Plymouth na Inglaterra. Ali os náufragos
aguardaram por 2 anos por um novo embarque para a América, fato proporcionado
para interferência da imperatriz austríaca D. Amélia von Leuchtenberg em viagem
ao Brasil. Os passageiros do Cäcilia que deixaram a Alemanha em 1827 chegaram
ao Rio de Janeiro no dia 29 de Setembro de 1829, sendo esta data comemorada,
ainda hoje, no "Michelskerb" (Kerb de São Miguel) de Dois Irmãos e
São José do Hortêncio onde a maioria dos passageiros do Cäcilia se
estabeleceram.
Não menos tormentosa foi a viagem do brigue holandês
"Ativo". Depois de uma tormentosa travessia do Atlântico ao invés de
atracar no Rio de Janeiro arribou na costa de Pernambuco, onde 122 dos 140
passageiros (18 faleceram na viagem) foram abandonados à própria sorte.
Fundaram um pequeno núcleo germânico que batizaram de Santa Amélia.
Dedicaram-se à agricultura rudimentar e à produção de carvão vegetal. Consta
que alguns com recursos próprios e viajando até em carros de boi, chegaram anos
depois ao Rio Grande do Sul.
Nenhuma das vicissitudes antes narradas pode ser
comparada ao da Galera Holandesa Company Patie. Zarpou no dia 10.10.1825.
Ocorre que desde Dezembro de 1825 o Brasil entrara em guerra contra a Argentina
pela posse da Província Cisplatina (atual Uruguai). Ao chegar próximo ao Rio em
Janeiro de 1826 o Company Patie foi aprisionado por corsários à serviço dos
castelhanos, sendo levado ao sul com destino à Argentina. Na entrada do porto
de Buenos Ayres a embarcação foi interceptada por navio de guerra brasileiro e
os passageiros instalados na Ilha das Flores situada nem frente a Montevidéu.
Dali dos 281 cerca de 200 fugiram para a Argentina, com o "comandante do
transporte" Karl Heine que dizem ter sido um agente de imigração à serviço
de Rosas. Os 81 restantes voltaram ao Rio de Janeiro onde chegaram em 17 de
maio de 1826.
A relação de acidentes com embarcações, no 1º período da
imigração que vai de 1824 a 1830, encerra-se com a naufrágio do Bergantim Flor
de Porto Alegre. Saiu do Rio de Janeiro em fins de 1824 com destino a Porto
alegre. No início de Janeiro de 1825 naufragou na costa gaúcha, encalhado nos
bancos de areia em frente a Mostardas. Dos 61 passageiros 2 morreram afogados.
Os demais salvaram-se nadando até a praia onde foram acolhidos pelos moradores
do lugar. Cerca de 15 colonos instalaram-se em Torres. Os demais náufragos
entre eles o pastor Leopold Voges chegaram no dia 11.2.1825 em São Leopoldo.
Nos 27 embarques organizados por Schaeffer no período de
1824 a 1829, chegaram ao Rio de Janeiro cerca de 5.000 colonos e outros tantos
soldados. Estes eram engajados nos Batalhões dos Estrangeiros. Os colonos
ficavam alojados em galpões da Praia Grande (Niterói), aguardando viagem ao
sul. Enquanto a travessia oceânica era feita em navios de 3 mastros, as viagens
para Porto Alegre eram efetuadas em bergantins, sumacas e escunas, com 2
mastros apenas, por causa do pouco calado da barra de Rio Grande. A Capital da
Província de São Pedro era atingida em média em 3 semanas de viagem. Aqui
depois de recepcionados pelo Presidente da Província ficavam alojados na
extremidade sul do porto, em prédio do arsenal de guerra, próximo à atual usina
do gasômetro. Para o transporte até São Leopoldo, na época conhecida por
"Passo do Courita" (ali morava um português natural de Coura) eram
utilizados lanchões toldados, movidos à vela e à remo. Em carretas os colonos
chegavam à Feitoria do Linho-Cânhamo onde ficavam alojados até o recebimento do
seu lote de terras.
A Feitoria havia sido fundada em 1783 pelo vice-rei Dom
Luiz de Vasconcellos e Souza e instalada inicialmente no sul do Estado no local
então denominado de "Rincão do Caguçu". Seu objetivo era plantar o
linho-cânhamo, cientificamente conhecida por "canabis sativa" e que
hoje e conhecida por "maconha". Esta planta fornecia excelente fibra
para a fabricação de cordas, cordoalhas e velas largamente empregadas na
navegação da época. Devido a sucessivos déficits, creditados à baixa
produtividade das terras, foi a Feitoria em 1788 transferida para as margens do
Rio dos Sinos. Os resultados ali obtidos também não foram satisfatórios. Por
isso foi extinta em 31.3.1824. Suas terras, cerca de duas léguas,
correspondentes a 180 colônias de 100.000 braças quadradas, foram subdivididas
e distribuídas entre os colonos alemães que ali aportaram, em numero de 39
pessoas no dia 25 de Julho de 1824. Dos 321 escravos apenas 9 permaneceram na
Feitoria à disposição do administração José Thomás de Lima e que prestaram
grande serviço na construção das casas para o alojamento dos imigrantes que ano
a ano vinham em maior número. Em 1824 chegaram em São Leopoldo 126 imigrantes;
em 1825 = 909; em 1826 = 828; em 1827 = 1.088; em 1828 = 99; em 1829 = 1.689 e
em 1830 chegaram 117 totalizando 4.830. imigrantes.
Os recém chegados à Feitoria de logo se depararam com
novos problemas:
- por falta de demarcação das terras, muitos ficaram
instalados nos prédios antes ocupados pelos escravos, aguardando por meses o
assentamento nos lotes;
- a demarcação dos lotes fora feita apenas na parte
frontal ficando os limites laterais por conta dos proprietários, o que gerou
muitas brigas e questões judiciais;
- os subsídios que deveriam ser pagos nos primeiros dois
anos eram suspensos tão logo o agricultor tivesse meios de auto sustentar-se o
que ocorria já ao final do primeiro ano; os imigrantes que chegaram em 1829 e
1830 nada receberam, pois as verbas haviam sido suspensas no orçamento pelo
governo imperial;
Todos estes problemas e percalços não foram suficientes
para demover o espírito empreendedor daquela pobre, mas trabalhadora gente.
Apenas um ano após a chegada dos primeiros imigrantes,
junto ao "Passo do Courita" artesãos que não possuíam aptidão para o
trabalho na terra haviam formado uma florescente povoação, posteriormente
batizada de São Leopoldo.
No primeiro período da imigração que vai de 1824 a 1830
todo os vale do Rio dos Sinos havia sido ocupado pelos imigrantes. Além de São
Leopoldo haviam fundado Novo Hamburgo (Hamburgerberg), Campo Bom, Dois Irmãos
(Baumschneis), Ivoti (Berghanerschenis, depois Bom Jardim), Estancia Velha,
Sapiranga (Leonerhof), além de São José do Hortêncio (Portugiserschneis). A
partir de 1836 haviam também ocupado terras ao leste de São Leopoldo como
Taquara do Mundo Novo, fundada por Tristão Monteiro e Igrejinha, por eles
batizada de "Kleinkirchen";
Em todas estas localidades o comércio, a indústria e os
artesãos (sapateiros, curtidores, seleiros, ferreiros, carpinteiros, tecelões,
alfaiates, etc.) estavam em franco progresso, quando em 1835 estourou a
Revolução Farroupilha. Os imperiais ou legalistas juntaram-se ao Dr. Hillebrand
a quem também se juntaram o major Ferdinand Maximilian Kersting, Ten. Heinrich
Wilhelm Mosye e outros; os rebeldes ou farroupilhas uniram-se ao Major Hans
Ferdinand Albrecht, Hermann von Salisch nomeado, pelo governo revolucionário, diretor
da Colônia de São Leopoldo. Durante os 10 anos da Revolução as atividades da
Colônia estiveram paralisadas. O envolvimento da Colônia Alemã neste triste
episódio que dividiu a família riograndense, teve a participação de centenas de
imigrantes, lutando de ambos os lados, semeando a morte e a destruição em toda
região.
3.
REGIÕES COLONIZADAS E PRINCIPAIS CIDADES FUNDADAS PELOS IMIGRANTES ALEMÃES NO
RS.
Com a assinatura (?) da Paz do Ponche Verde em 1845 entre
Caxias e David Canabarro, teve prosseguimento o processo imigratório alemão
para o Rio Grande do Sul. Os alemães que daí em diante aqui aportariam,
ocupariam os Vales do Caí, Taquari e Jacui.
No Vale do Caí, as principais cidades de Montenegro e São
Sebastião do Caí, de colonização portuguesa, receberiam um aporte do elemento
germânico que também se estabeleceram em Pareci, Pareci Novo, Harmonia e Bom
Princípio (Winterschneis) e outras localidades. A região do Arroio Forromeco, afluente
do Caí, foi colonizada a partir de 1854 pela "Sociedade Montravel,
Silveiro & Cia." que ali fundou a Colônia de Santa Maria da Soledade
onde foram assentados não só colonos alemães mas também belgas, holandeses,
suíços e franceses. Mais acima no Rio Cai localiza-se Feliz, colonizada pelo
Governo Imperial a partir de 1846, eleita pela ONU em 1998 como a "cidade
de melhor qualidade de vida do Brasil"; e finalmente, Nova Petrópolis,
fundada em 1858 por Sellin e Bartolomay.
Pelo Vale do Jacuí, a principal cidade Cachoeira do Sul,
onde inicialmente se instalaram portugueses, também recebeu forte contingente
germânico. As vizinhas cidades de Agudo e Paraíso do Sul, compreendendo a
antiga Colônia de Santo Ângelo fundada pelo Barão von Kahlden, foram ocupadas
por Pomeranos vindos de Lubow a partir de 1857.
No Vale do Taquari, cujas principais cidades Lajeado (na
época Colônia Conventos fundada por Antônio Fialho em 1853), Teutônia (fundada
em 1858 por Carl Arnt) e Estrela (fundada por Vitor Barreto em 1846) bem como
as cidades em seu entorno: Canabarro, Forqueta, Forquetinha, Cruzeiro do Sul,
Boa Esperança, Marques de Souza (na época Neu Berlin fundada em 1868), não nos
esquecendo de Santa Cruz, no Vale do Rio Pardo (colonizada por Bartolomay em
1849) e sua vizinha Monte Alverne colonizada a partir de 1860, temos a presença
marcante não só de novos imigrantes alemães mas também de colonos emigrados das
antigas colônias alemãs do Sinos e do Caí.
Por fim no sul do Estado encontramos São Lourenço do Sul,
colônia fundada por Jakob Rheingantz em 1857 e onde se radicaram diaristas
oriundos da Westphália.
Onde
se instalaram deixaram uma senda de progresso como são exemplos os Vales do
Sinos, Caí e Taquari. Não vieram apenas simples colonos, mas também artífices
do couro (sapateiros, seleiros, curtidores), ferreiros, carpinteiros,
marceneiros, alfaiates, tecelões, médicos e professores etc.
É verdade que na sua
grande maioria eram pobres.
É
verdade que fugiram de uma Pátria com democracia precária, com explosão demográfica,
com recessão econômica, com terras exauridas e improdutivas.
Também
é verdade que fugiram do desemprego, da fome, da insegurança e da falta de
perspectivas.
Mas
também é verdade que trouxeram consigo a sua enorme capacidade de trabalho, sua
arte, suas tradições, folclore e costumes, sua língua, sua culinária que
souberam preservar até os dias atuais.
Em
resumo: semearam o progresso onde há apenas 175 anos atrás existia apenas mato!
Hoje
quando estamos com toda justiça homenageando a chegada dos primeiros imigrantes
alemães, muito temos a agradecer a aquelas humildes, corajosas e obstinadas
pessoas que, deixando a sua pátria mãe, vieram aqui construir um futuro melhor
para si e para os seus, contribuindo lado a lado com as demais etnias, no progresso
e desenvolvimento não só do nosso Estado mas também da pátria brasileira que
adotaram.
A CANÇÃO DO IMIGRANTE
A
letra, em alemão estava no trabalho do Egídio. A partitura e a canção
encontramos pesquisando no google e mandamos
traduzir.
PARTITURA
Nun ade, du mein lieb Hematland.
Refrão: Nun ade, du mein lieb Heimatland
lieb Heimatland ade. Es geht jezt fort zum fremden Strandt,
lieb Heimatland ade!
lieb Heimatland ade. Es geht jezt fort zum fremden Strandt,
lieb Heimatland ade!
1.Und so sing ich denn mit frohem Mut,
wie man singet wenn man wandern tut,
lieb Heimatland ade!
2. Wie du lachst mit deines Himmels Blau,
Wie du grüssest mich mit Feld und Au
lieb Heimatland ade!
3. Gott weis, zu dir steht mein Sinn,
doch jetzt zur ferne ziehts mich hin,
lieb Heimatland ade!
4. Begleitest mich, du leiber Fluss,
Bist traurig das ich wandern muss,
lieb Heimatland ade!
5.Vom Moos’gen Stein und Wald’gen tal,
da grüss ich dich zum letzten mal,
mein Heimatland ade!
wie man singet wenn man wandern tut,
lieb Heimatland ade!
2. Wie du lachst mit deines Himmels Blau,
Wie du grüssest mich mit Feld und Au
lieb Heimatland ade!
3. Gott weis, zu dir steht mein Sinn,
doch jetzt zur ferne ziehts mich hin,
lieb Heimatland ade!
4. Begleitest mich, du leiber Fluss,
Bist traurig das ich wandern muss,
lieb Heimatland ade!
5.Vom Moos’gen Stein und Wald’gen tal,
da grüss ich dich zum letzten mal,
mein Heimatland ade!
Obs:
Moos’gen = Moosigen = coberto de musgo
walt’gen = waldigen = coberto de mato
Moos’gen = Moosigen = coberto de musgo
walt’gen = waldigen = coberto de mato
Link da canção: : http://www.youtube.com/watch?v=wB7-uD5rBhA
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