terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Crônica - Reminiscências Profissionais 5

REMINISCÊNCIAS PROFISSIONAIS - 5

            Aproximava-se a data do cinquentenário da criação do município de Encantado e o prefeito Adilar Giuseppe Bertuol iniciava os primeiros passos para os festejos que a data e o município mereciam.
            Nos eventos, um desfile de carros alegóricos e uma série de festejos entre os dias 1º e 9 de setembro de 1965. Comissões foram formadas para administrar cada ato comemorativo.
            O prefeito entendeu que Encantado também merecia um parque de exposições, de preferência na periferia da cidade e iniciou a procura de terreno que fosse apropriado.
            Localizou uma área nos arredores e iniciou as tratativas com o proprietário Albino Zuchetti para compra. A prefeitura não dispunha verba alocada, mas concluiu os entendimentos com o proprietário que, sensibilizado, fez um preço aceitável. Foi o primeiro a dar a sua patriótica contribuição. Não pode ser esquecido.
            O local foi denominado “Parque Cinquentenário”
            As construções necessárias deveriam ser realizadas no período de menos de quatro meses, pois o dia de inauguração se aproximava.
            Voluntários não faltaram e o prefeito contava com sua equipe de administração, acrescida de vereadores e pessoas influentes. A comunidade despertara e o entusiasmo contagiou seus habitantes. Cada um se oferecia para ajudar.
            Nem sempre é acertado nominar pessoas participantes de um fato ocorrido meio século atrás, mas vamos ativar a memória lembrando, além do prefeito Adilar G. Bertuol, os nomes de Jordano S. Cé, presidente da Comissão de Festejos, Ampère M. Giordani, Secretário Geral e Severino A. Pretto, Chefe de Obras do parque.  À liderança do prefeito e à Comissão dos Festejos, se deve a organização e sucesso da festa.
            Comércio e indústria local se apresentaram interessados em ter seu próprio carro alegórico para participar do desfile que surpreendeu e deixou orgulhosa a comunidade de Encantado. Todos se sentiram participantes e responsáveis pelo brilhantismo.
            Estandes particulares nos pavilhões adornados com bom gosto mostravam aos visitantes a excelência e a pujança do ensino, comércio, indústria, pecuária e agricultura do município. A Cosuel apresentou um estande duplo.
            Iniciadas as obras de construção do parque e o prazo ficando cada dia menor, proporcionou a Severino A. Pretto revelar seus dotes de administrador das obras civis. Obteve da prefeitura e dos encantadenses todo o auxílio que solicitou e no dia da inauguração, estava tudo pronto, contrariando as previsões negativas de alguns poucos.
            Solenidades, desfiles de estudantes com bandas marciais com garbo incomum, discursos a valer e a participação ativa de toda a comunidade. Euforia geral.
            A Cosuel esteve representada pelos seus diretores em todos os eventos durante o período festivo.
            Cabe recordar o desfile de inúmeros carros alegóricos, entre eles, o do carro da rainha dos festejos, Shirley Tarter, que com suas princesas, deram um destaque de brilho, elegância, beleza e simpatia ao acontecimento. A Cosuel apresentou-se com dois carros alegóricos. Clubes, entidades, professores e alunos dos estabelecimentos escolares tiveram participação acentuada nos festejos. O CTG Giuseppe Garibaldi, do patrão Jorge Moreira, esmerou-se com seus peões e prendas no desfile com primoroso carro alegórico.
            Nosso CTG também realizou um primeiro Rodeio Crioulo. Sucesso absoluto.
            Na inauguração do parque, todos os espaços que foram reservados para os expositores e seus estandes revelaram o capricho com que todos apresentaram ao público. Admiração e elogios. Encantado, de fato, já não era mais o mesmo.
            Sede com restaurante, pavilhões de expositores de animais, mercadorias e arte, banheiros públicos, acessos, ruas e calçadas, iluminação pública, arredores com gramado e arvoredo. Tudo dentro do mais alto capricho. Uma semana com visitantes locais e cidades circunvizinhas, autoridades federais, estaduais e regionais se fizeram presentes, entre elas o governador do estado Ildo Meneghetti, que chegou de helicóptero, tendo pousado no campo de futebol da Cosuel. Marcamos o local com um lençol branco estendido no meio do gramado. Foi um sucesso a chegada e pouso do helicóptero, visto de perto pela primeira vez pela população curiosa.
            Num domingo, o parque foi reservado para um churrasco aos associados da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda. Distribuídos os convites para cerca de 4.000 associados e familiares, a Cosuel adquiriu 40 bovinos de um associado de Soledade e selecionou as carnes. O encarregado do churrasco foi o diretor Industrial da Cosuel Nelson Schwambach. Churrasqueira de tijolos com 50 m de comprimento, utilizável pelos dois lados, 2.000 espetos de taquara com dois kg de carne cada um, cuidados por 50 churrasqueiros funcionários da Cooperativa. Um pacotinho com farinha de mandioca para cada espeto. Cada um trouxe seus pratos e talheres. Na hora certa, sem filas e atropelos os 4.000 participantes foram servidos a contento. Bastava trocar o tíquete de reserva pelo espeto assado com carne suculenta. Até então, o maior churrasco coletivo da região. Foi um exemplo de planejamento e eficiência. À tardinha, quando a maioria dos participantes já se retirara, demos uma olhada no local. Parecia o rescaldo de uma batalha campal, com os espetos ainda cravados no gramado ou espalhados pelo chão.
            Nos festejos do cinquentenário, o povo de Encantado descobriu-se capacitado a ingressar num período coletivo de confiança e desenvolvimento.

            O sucesso das festividades ficou gravado em minha memória. Parabéns ao prefeito Adilar e ao povo de Encantado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário